A Vigilância Sanitária e o Serviço de Combate a Endemias de Piranguçu realizaram, no dia 9 de setembro de 2025, uma importante ação educativa voltada para a comunidade. O evento, que aconteceu no Salão Paroquial da Matriz de Santo Antônio, teve como objetivo principal apresentar as atividades de promoção e prevenção da saúde desenvolvidas no município e conscientizar a população sobre seu papel nesse processo.
Durante a palestra, os servidores detalharam as atribuições e o escopo de trabalho da Vigilância Sanitária, da Vigilância Ambiental e do Serviço de Combate a Endemias. Um dos pontos centrais da apresentação foi a ênfase na importância da responsabilidade compartilhada. Foi destacado que a prevenção de doenças e a manutenção de um ambiente saudável dependem da colaboração mútua entre o setor público, o setor privado e cada cidadão.
Um tema de grande relevância abordado foi o impacto das questões ambientais e das mudanças climáticas na saúde pública. Os palestrantes chamaram a atenção para como esses fatores globais influenciam diretamente o surgimento e a proliferação de vetores, como mosquitos, e outras pragas urbanas, aumentando o risco de doenças.
Além disso, a ação abriu espaço para discutir problemas cotidianos e os desafios mais frequentes enfrentados no município, buscando aproximar os serviços de saúde da realidade dos moradores e reforçar que a prevenção é um esforço coletivo fundamental para o bem-estar de todos.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Piranguçu
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
