A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em colaboração com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), deflagrou na manhã de sexta-feira, 9 de maio, a operação Território Inimigo, com o objetivo de combater crimes violentos registrados em Divinópolis, cidade localizada na região Centro-Oeste do estado. A ação teve como foco organizações criminosas apontadas como responsáveis por oito homicídios — sendo dois cometidos em 2024 e seis ocorridos ao longo de 2025.
As diligências foram conduzidas por equipes especializadas na apuração de crimes contra a vida no município. Como resultado da operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva contra suspeitos de 26 e 31 anos de idade, ambos investigados por participação direta nas mortes em apuração.
Além das prisões, os policiais recolheram celulares e outros materiais considerados estratégicos para o aprofundamento das investigações, que permanecem em curso. A operação faz parte de um conjunto de ações voltadas à redução da criminalidade violenta na cidade e à desarticulação de grupos criminosos atuantes na região.
A Polícia Civil reforçou que os trabalhos de inteligência continuarão e novas fases da operação não estão descartadas, com o intuito de responsabilizar todos os envolvidos nos crimes investigados.
Por Eduardo Souza
Com informações: Polícia Civil de Minas Gerais
Foto: PCMG/Divulgação