Na última terça-feira, foi realizada a Operação Integrada “Fogo no Garimpo – Fase 2”, com ações no leito dos rios Verde e Sapucaí para combater a prática ilegal de garimpo, responsável por causar sérios danos ambientais na região. A operação abrangeu os municípios de Conceição do Rio Verde, Elói Mendes, Três Corações e Varginha.
A ação contou com a participação do Batalhão de Polícia Militar do Meio Ambiente (BPM MAmb), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Comando de Aviação do Estado (COMAVE), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Agência Nacional de Mineração (ANM). Entre os resultados obtidos estão: 17 alvos conferidos, 12 explorações clandestinas identificadas, 5 irregulares, 26 pessoas abordadas, 13 prisões, 12 dragas destruídas, 14 autos de infração e multas totalizando R$ 2.153.500,00.
O prefeito Cristiano, acompanhado da diretora do Meio Ambiente, Ana Luiza, e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João do Kikão, reuniu-se com representantes da Polícia Federal, do IBAMA e da Polícia Militar, reforçando o compromisso do município em apoiar operações de fiscalização e preservação ambiental. A Prefeitura agradeceu a todas as forças de segurança pelo trabalho realizado.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Conceição do Rio Verde
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional