Na manhã de quarta-feira (13/8), Contagem iniciou as obras de adequação da avenida João César de Oliveira, em frente ao Hospital Municipal, com o objetivo de garantir o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à estação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). A intervenção, que deve durar cerca de 45 dias, atende às exigências da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Durante o período de obras, o trânsito local, assim como o acesso ao Complexo Hospitalar, comércio e instituições religiosas, será mantido por meio de desvios sinalizados e monitorados por agentes da Transcon.
Essa etapa representa um avanço importante na transformação do transporte público municipal, que culminará com a implantação completa do SIM prevista para o segundo semestre de 2026. Além das adequações na João César de Oliveira, a cidade conta com a construção de dois novos terminais, um próximo à Via Expressa (Terminal Sede) e outro no bairro Darcy Ribeiro, em Nova Contagem (Terminal Vargem das Flores). A rapidez dos trabalhos ficou evidente logo nas primeiras horas do dia, com a remoção total do pavimento da via antes das 9h.
Para minimizar os transtornos durante as interdições no sentido Eldorado da avenida, a Prefeitura orienta os motoristas a utilizarem desvios que passam pela rua Haeckel Ben-Hur Salvador, Praça Cinco e avenida Alexandre Diniz Mascarenhas. Embora o acesso ao Complexo Hospitalar e estabelecimentos da região seja garantido, recomenda-se evitar a área quando possível, respeitando a sinalização para garantir a segurança e a fluidez do trânsito.
Da redação do Jornal Panorama com informações e foto da Prefeitura de Contagem
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional