“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

(35) 3341-1346

home

Juntos ou separados, os Beatles sempre tiveram talento para o inesperado. E agora, em 2023 trazem um dos lançamentos mais esperados de sua longa e interminável história. “Now And Then”, que na tradução livre significa “Antes e depois” é a última música dos Beatles – escrita e cantada por John Lennon, desenvolvida e trabalhada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, e agora finalmente finalizada por Paul e Ringo mais de quatro décadas depois.

“Now And Then” será lançado mundialmente na quinta-feira, 2 de novembro. O single duplo combina a última música dos Beatles com a primeira: o single de estreia da banda no Reino Unido em 1962, “Love Me Do”, adequada para “Now And Then”. Ambas as músicas são mixadas em estéreo e Dolby Atmos, e o lançamento traz capa original do renomado artista Ed Ruscha. O novo videoclipe de “Now And Then” será lançado na sexta-feira, 3 de novembro. Mais detalhes, incluindo planos de estreia global, ainda serão serão anunciados.

Um documentário de 12 minutos “Now And Then – The Last Beatles Song” , escrito e dirigido por Oliver Murray, será lançado em 1º de novembro. A estreia global online do filme será apresentada no canal dos Beatles no YouTube. Este curta-metragem comovente conta a história por trás da última música dos Beatles, com filmagens e comentários exclusivos de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson.

 

Arte da capa de agora e depois

A história de “Now And Then” começa no final dos anos 1970, quando John gravou uma demo com voz e piano em sua casa no Dakota Building, em Nova York. Em 1994, sua esposa, Yoko Ono Lennon, deu a gravação para Paul, George e Ringo, junto com as demos de John para “Free As A Bird” e “Real Love”, que foram ambas concluídas como novas músicas dos Beatles e lançadas respectivamente como singles em 1995 e 1996, como parte do projeto The Beatles Anthology. Ao mesmo tempo, Paul, George e Ringo também gravaram novas partes e completaram uma mixagem aproximada de “Now And Then” com o produtor Jeff Lynne. Nesse ponto, as limitações tecnológicas impediram que os vocais e o piano de John fossem separados para alcançar a mixagem clara e sem nuvens necessária para finalizar a música. “Now And Then” foi arquivado, com a esperança de que um dia fosse revisitado.

Já no ano de 2021, e o lançamento da série documental “The Beatles: Get Back”, dirigida por Peter Jackson, que surpreendeu os espectadores com seu premiado filme e restauração de áudio. Usando a tecnologia de áudio MAL da WingNut Films, a equipe de Jackson mixou a trilha sonora mono do filme, conseguindo isolar instrumentos e vocais, e todas as vozes individuais nas conversas dos Beatles. Isso levou a uma pergunta: o que poderia ser feito agora com a demo “Now And Then”? Peter Jackson e sua equipe de som, liderada por Emile de la Rey, aplicaram a mesma técnica à gravação caseira original de John, preservando a clareza e integridade de sua performance vocal original, separando-a do piano.

Em 2022, Paul e Ringo começaram a completar a música. Além do vocal de John, “Now And Then” inclui guitarra elétrica e acústica gravada em 1995 por George, a nova parte de bateria de Ringo e baixo, guitarra e piano de Paul, que combina com a forma original de John. Paul adicionou um solo de slide guitar inspirado em George; ele e Ringo também contribuíram com backing vocals para o refrão.

Em Los Angeles, Paul supervisionou uma sessão de gravação no Capitol Studios para o melancólico arranjo de cordas da música, escrito por Giles Martin, Paul e Ben Foster. Paul e Giles também adicionaram um último toque maravilhosamente sutil: backing vocals das gravações originais de “Here, There And Everywhere”, “Eleanor Rigby” e “Because”. A faixa finalizada foi produzida por Paul e Giles e mixada por Spike Stent.

“Lá estava a voz de John, cristalina. É bastante emocionante. E todos nós tocamos nela, é uma gravação genuína dos Beatles. Em 2023, ainda estar trabalhando na música dos Beatles e prestes a lançar uma nova música que o público ainda não ouviu, acho que é uma coisa emocionante” destacou Paul McCartney.

“Foi o mais perto que chegamos de tê-lo de volta na sala, então foi muito emocionante para todos nós. Era como se John estivesse lá, você sabe. Está longe” destacou Ringo Starr.

“Foi incrivelmente comovente ouvi-los trabalhando juntos depois de todos os anos que meu pai esteve ausente. É a última música que meu pai, Paul, George e Ringo fizeram juntos. É como uma cápsula do tempo e tudo parece muito destinado a acontecer” completou Sean Ono Lennon, filha de John Lennon.

Confira abaixo toda ficha técnica da música “Now and Then” e em seguida um teaser divulgado no canal do Youtube oficial dos Beatles.

 

Ficha técnica “Now and Then”:

Produzido por Paul McCartney, Giles Martin

Produção Adicional: Jeff Lynne

Vocais: John Lennon, Paul McCartney

Backing Vocals: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr

Guitarras: George Harrison

Guitarras, Baixo, Piano, Cravo elétrico, Shaker: Paul McCartney

Bateria, Pandeiro, Shaker: Ringo Starr

Créditos adicionais:

Arranjo de cordas: Paul McCartney, Giles Martin, Ben Foster

Mixado por Spike Stent

Projetado por Geoff Emerick, Steve Orchard, Greg McAllister, Jon Jacobs, Steve Genewick, Bruce Sugar, Keith Smith

Source Separation / MAL Cortesia de WingNut Films Productions Ltd .

Chefe de Aprendizado de Máquina: Emile de la Rey

Gerenciamento de Projetos: Adam Sharp

Gravado no Hog Hill Studio, Capitol Studios e Roccabella West

Masterizado por Miles Showell

Produtores do projeto: Jonathan Clyde e Guy Hayden

Produtor executivo: Jeff Jones

Fonte e fotos: thebeatles.com