A partir de 2026, passam a valer em todo o país novas regras de trânsito voltadas aos veículos elétricos, como motocicletas elétricas, bicicletas elétricas, ciclomotores e similares. As normas têm como principal objetivo aumentar a segurança nas vias públicas, além de organizar a circulação e definir responsabilidades de condutores e fabricantes.
Entre os principais pontos das novas regras está a exigência de registro e emplacamento para determinados modelos, de acordo com a potência e a velocidade máxima do veículo. Também será obrigatório o uso de capacete e de outros equipamentos de segurança, reforçando a proteção dos condutores e reduzindo o risco de acidentes.
A legislação ainda estabelece critérios como idade mínima e, em alguns casos, a necessidade de habilitação específica para condução desses veículos. Outro aspecto importante diz respeito aos locais permitidos para circulação, delimitando onde bicicletas, ciclomotores e motocicletas elétricas poderão trafegar com segurança.
As autoridades de trânsito alertam que o desconhecimento da lei não isenta o condutor de penalidades. Por isso, é fundamental que os usuários busquem informações, façam a regularização dos veículos e se adequem às novas exigências antes da entrada em vigor das normas.
A medida reforça a importância da responsabilidade coletiva no trânsito. Com regras claras e maior fiscalização, o objetivo é garantir uma convivência mais segura entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, acompanhando o crescimento do uso de veículos elétricos no país.
Da Redação do Jornal Panorama
Com informações e foto da 250ª Cia PMMG – Itabirito e 8º BPM da 6° RPM
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
