A Nigéria foi anunciada como o mais novo país parceiro do Brics, conforme comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores (MRE) nesta sexta-feira (17). Com a adesão, o bloco passa a contar com nove países parceiros, entre eles Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e a recente Nigéria.
Localizada na costa ocidental da África, a Nigéria tem fortes laços históricos e culturais com o Brasil. O país é o mais populoso do continente africano e o sexto mais populoso do mundo. Além disso, é um dos 30 países com maior Produto Interno Bruto (PIB) global, com vastos recursos naturais, como petróleo e gás natural. A Nigéria também é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) desde a década de 1970.
A inclusão da Nigéria no Brics reflete o crescente fortalecimento da cooperação entre países emergentes. Segundo o Itamaraty, a Nigéria compartilha interesses comuns com os membros do bloco, especialmente em relação ao fortalecimento da cooperação do Sul Global e à reforma da governança global, temas prioritários para a presidência brasileira do grupo.
Fonte e Foto: Agência Brasil