O Sul do Brasil amanheceu coberto de branco nesta sexta-feira (30), com o primeiro registro de neve de 2025 confirmado em cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O fenômeno foi provocado pela combinação entre um ciclone extratropical na costa gaúcha e uma massa de ar frio em baixa pressão, segundo o Climatempo.
Na serra catarinense, flocos de neve surpreenderam moradores e turistas em cidades como Urupema, onde os termômetros marcaram -1ºC, e São Joaquim, ponto tradicional de observação do fenômeno. A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência durante a madrugada.
Já na serra gaúcha, a MetSul Meteorologia registrou neve em pelo menos quatro municípios: São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Bom Jesus e Cambará do Sul. O cenário, típico do inverno rigoroso da região, atraiu olhares e câmeras, principalmente dos visitantes.
A ocorrência confirma as previsões meteorológicas, que já alertavam para a possibilidade de neve em função da alta umidade trazida pelo ciclone e do avanço do ar gelado. A previsão é que o frio intenso continue nos próximos dias, com possibilidade de geadas em áreas de maior altitude.
Com informações do UOL / Foto: redes sociais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional