Como parte do esforço do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde pública, o ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhou neste sábado, dia 5 de julho, a execução de um mutirão de atendimentos no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), ambos integrados à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação.
A ação integra o projeto “Dia E: Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” e ocorre simultaneamente nos 45 hospitais universitários federais administrados pela Ebserh em todo o Brasil. No Ceará, foram realizados ao longo do sábado 491 procedimentos de saúde previamente agendados, sendo 74 cirurgias eletivas, 347 exames e 70 atendimentos diversos, com o apoio de cerca de 200 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e farmacêuticos.
O objetivo principal do mutirão é acelerar a realização de cirurgias e exames já indicados no Sistema Único de Saúde (SUS), sem incluir novos pacientes. Segundo o ministro Camilo Santana, a meta do programa é ampliar em 40% os atendimentos nos hospitais universitários federais. Em todo o país, a iniciativa deve viabilizar mais de 10 mil atendimentos, promovendo o acesso universal e gratuito aos serviços de saúde e contribuindo para a redução das filas no SUS.
No HUWC, foram executados 261 atendimentos, incluindo 50 cirurgias em especialidades como coloproctologia, oncologia, vascular, oftalmologia e cirurgia geral. Também foram realizados 211 exames, como eletrocardiograma, colonoscopia, ecocardiograma, tomografia, entre outros. Na Meac, o mutirão contabilizou 230 procedimentos, entre eles 24 cirurgias de histeroscopia, 136 exames de imagem e 70 procedimentos ginecológicos, como inserção de DIU e implantes hormonais.
Desde sua criação em 2011, a Ebserh atua em parceria com o Ministério da Educação para administrar hospitais universitários federais, promovendo a integração entre atendimento à população, ensino e pesquisa. O projeto “Ebserh em Ação 2025” reforça esse compromisso ao mobilizar profissionais e estudantes em ações coordenadas, como o Dia E, reafirmando o papel dos hospitais universitários no fortalecimento do SUS e na formação de profissionais de saúde qualificados.
Eduardo Souza
Com informações: Agência Gov
Imagem: Luís Fortes/MEC
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional