Matéria atualizada em 26/08/2025
O município de Liberdade foi contemplado com a indicação de recurso para aquisição de um ônibus destinado ao transporte coletivo gratuito, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Doutor Frederico. A informação foi divulgada após o envio de um Projeto de Lei à Câmara Municipal, que visava instituir o serviço gratuito para a população libertense.
O projeto foi aprovado com uma emenda que impede a terceirização do transporte, exigindo que a Prefeitura opere diretamente o serviço e assuma todos os custos envolvidos. Sobre essa decisão, o deputado declarou: “Um grupo de vereadores entendeu e fez uma emenda que foi aprovada para que esse transporte não possa ser terceirizado, ou seja, obrigando a prefeitura adquirir um ou dois ônibus e obrigando a prefeitura a conseguir a mão de obra. Realmente, não é o que vemos em outras cidades. Na minha cidade, recentemente, foi aprovado o transporte público gratuito que é terceirizado.” Apesar da divergência de modelos, ele reforçou: “A gente tem que respeitar a lei e respeitar a Câmara de Vereadores e as propostas.”
Doutor Frederico reafirmou seu apoio à gestão municipal e à proposta de transporte gratuito. “O Deputado Federal expressou seu orgulho por ser um apoiador do prefeito Lucas Filho e realmente tenho acompanhado o trabalho em toda cidade, em especial um grande projeto baseado na saúde do orçamento público da cidade, baseado na honestidade com o gestão do recurso público do cidadão libertense, baseado em planejamento”, afirmou. Ele também garantiu que, por meio de emendas impositivas individuais, o município receberá o ônibus em 2026: “Por isso o que eu passar nesse momento é um compromisso que na primeira oportunidade, se for possível, no máximo nas emendas impositivas individuais de 2026, eu me comprometo com pelo menos um ônibus. A gente manda pra Liberdade para ter o transporte gratuito.”
A gestão municipal agradeceu o apoio do parlamentar e reiterou sua intenção de colocar em prática o serviço o quanto antes, reconhecendo a importância da iniciativa para a população. A Prefeitura reafirmou seu compromisso com políticas públicas que ampliem o acesso da população a direitos essenciais e celebrou mais um passo em direção à mobilidade urbana inclusiva.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações e imagem: lucasfilhoprefeito/Arquivo Pessoal/Instagram
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
