“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Igaratinga é um município brasileiro que faz parte da Mesorregião do Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais que fica a aproximadamente 100 km de Belo Horizonte. Seus habitantes são chamados em seus gentílicos de   igaratinguenses.

A população estimada é de 11.000 habitantes, a área da unidade territorial é de 218,343 km2 (IBGE, 2015). A emancipação político-administrativa foi em 30/12/1962 e a instalação do município em 01/03/1963.

A cidade se destaca pela quantidade de indústrias voltadas à fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção, isto é, tijolos, fato que lhe rendeu a denominação “Capital Mineira dos Tijolos”.

Atualmente, compõem o Município as localidades Igaratinga (Sede) e Distrito de Antunes, além dos povoados “Buracão”, “Cachoeira”, “Limas”, Pedra Negra de Baixo, Pedra Negra de Cima, Várzea da Cachoeira e “Zarolho”.

Outro grande destaque nessa cidade é a Feira de Igaratinga, onde acontece desde 2014 e conta com produtores do município que expõem seus produtos, entre os quais, produtos agropecuários, quitandas, doces, salgados, bebidas e artesanato. Ela acontece todos os finais de semana (sábados e domingos) na praça Manuel de Assis no centro de Igaratinga. Uma ótima opção para comprar hortifrútis frescos e com preço acessível.

Governo Municipal também investe em seus funcionários, com piso salarial em dia e ajustado. Os acordos entre Município e Governo do Estado estão sempre trazendo melhorias, reforçando o compromisso em investir na infraestrutura e recursos humanos para melhorar o atendimento à saúde e qualidade da vida da população.

Vale a pena conhecer Igaratinga e seus atrativos turísticos.

 

Fotos e Dados: Prefeitura Municipal de Igaratinga / Turismo em Minas / IBGE

Créditos Alexandre de Faria Silva