Na última segunda-feira, um caso notável chamou a atenção quando uma mulher conseguiu pedir ajuda enquanto fazia um pedido de delivery. Em um momento de desespero, ela utilizou o aplicativo para fazer um pedido de lanche e escreveu uma mensagem pedindo socorro, informando que estava sendo vítima de violência doméstica e sexual. A atendente da lanchonete prontamente acionou a polícia e manteve comunicação com a mulher em códigos até a chegada dos agentes, que prenderam o agressor em flagrante.
Esse incidente ressalta a importância da denúncia de violência doméstica, um problema alarmante no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher – DataSenado 2023, cerca de 52% das mulheres que sofreram violência doméstica ou familiar afirmam que o agressor era o parceiro na época da agressão. As denúncias podem ser feitas pelo número 190, pelo Disque Denúncia MG (181), pela Central de Atendimento à Mulher (180) e pela Violação de Direitos Humanos (100), além de delegacias e unidades da Defensoria Pública.
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM) e dos NUDEMs, oferece suporte e atendimento a mulheres em situação de violência de gênero, reafirmando seu compromisso com a proteção e promoção dos direitos das mulheres.
Fonte e Foto: Defensoriamineira