Quase 50 mil casos confirmados de mpox foram registrados em pelo menos 28 países africanos, um ano após a declaração de emergência em saúde pública de importância internacional em razão de um surto na República Democrática do Congo e regiões vizinhas.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que, embora as taxas de mortalidade e o número de mortes associadas à doença sejam baixos, o risco permanece elevado para pacientes imunocomprometidos, especialmente aqueles com HIV não controlado.
Segundo Tedros, a declaração de emergência feita há um ano foi fundamental para mobilizar recursos e fortalecer a capacidade dos países em gerenciar os surtos de mpox. A avaliação foi publicada em seu perfil na rede social X, onde ele também alertou para os impactos negativos causados por cortes drásticos na ajuda externa.
Esses cortes, de acordo com o diretor-geral, dificultam o acesso a vacinas e diagnósticos, além de comprometer a implementação completa das medidas de saúde pública. Tedros fez um apelo para que os países mantenham a vigilância e priorizem o controle dos surtos, além de solicitar apoio dos países doadores para encerrar a emergência global.
A mpox é uma doença viral zoonótica, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas contaminadas ou materiais que contenham o vírus. Os sintomas incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.
As lesões podem ser planas ou elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, formando crostas que secam e caem. A quantidade de lesões varia de poucas a milhares, com maior concentração no rosto, palmas das mãos e plantas dos pés, podendo também surgir na boca, olhos, órgãos genitais e ânus.
A mobilização internacional permanece essencial para conter a disseminação da mpox, especialmente em regiões com infraestrutura de saúde limitada e populações vulneráveis.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Brasil Imagens: FreePik/Imagem Ilustrativa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional