O órgão ministerial de Minas Gerais (MPMG), por meio do centro de suporte operacional às promotorias de justiça de defesa da saúde (Cao-Saúde), participou, na segunda-feira, 31 de março, de uma reunião com a mesa diretora do conselho estadual de saúde de Minas Gerais (CES). O encontro teve como objetivo realizar uma rodada de apresentações dos dirigentes do CES e alinhar ações conjuntas entre as duas instituições, com a participação da coordenadora do Cao-Saúde, Giovanna Carone Nucci Ferreira.
O conselho estadual de saúde (CES) é um órgão que delibera e fiscaliza a política de saúde do estado. Ele também é responsável por gerir o sistema único de saúde (SUS) em Minas Gerais, acompanhando e monitorando as políticas públicas. Por sua vez, o Cao-Saúde coordena, sistematiza, integra e propõe a uniformização das ações das promotorias de justiça com atuação na defesa da saúde pública, tanto na capital quanto no interior.
O CES é parceiro do MPMG nas atividades realizadas no interior do estado pelo MP Itinerante, iniciativa que visa promover a cidadania e o acesso ao conhecimento da população quanto a seus direitos, por meio de ações culturais, educativas, palestras e oferta de serviços gratuitos.
Por Eduardo Souza
Com Informações e foto: Ministério Público de Minas Gerais