O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), através da Coordenadoria Regional de Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paracatu, Urucuia e Abaeté, e da 3ª Promotoria de Justiça de Paracatu, em parceria com o Núcleo Semente, lançou a Chamada de Projetos Socioambientais nº 02/2025. O objetivo é selecionar três projetos de instituições do terceiro setor, sem fins lucrativos, para receberem recursos de medida compensatória ambiental.
As organizações interessadas, que atendam aos requisitos do regulamento, poderão inscrever seus projetos entre os dias 24 de março e 2 de abril de 2025, exclusivamente pela plataforma Semente. Cada proposta poderá receber até R$ 600 mil, desde que siga as diretrizes estabelecidas na chamada. Os projetos devem abordar temas ambientais e incluir ações nas comunidades de Lagoa de Santo Antônio, Cunha e Santa Rita, em Paracatu, Noroeste de Minas Gerais.
A promotora de Justiça Carolina Frare Lameirinha informou que os recursos são provenientes de um acordo entre o MPMG e a Kinross, após o disparo não intencional de sirenes de emergência em 2021. A promotora Julia D’Alessio destacou a importância da iniciativa para as comunidades afetadas, promovendo a proteção ambiental. Em breve, será realizada uma capacitação para orientar as entidades sobre a submissão de propostas na Plataforma Semente.
Por Eduardo Souza
Com Informações e foto: Ministério Público de Minas Gerais