O Movimento Coleta de Sementes Altos da Mantiqueira deu um passo importante na última reunião ao iniciar a formação de uma rede colaborativa para a coleta de sementes nativas. A iniciativa visa fortalecer a cadeia da restauração ecológica da Mata Atlântica, com o objetivo de diminuir custos, aumentar a diversidade genética das plantas e enriquecer a biodiversidade da região.
Segundo Joana Pires, coordenadora de Meio Ambiente do Instituto SuperAÇÃO, o movimento tem grande potencial para valorizar a economia local, contribuindo com as comunidades envolvidas e respeitando seus saberes tradicionais. Ela destacou que o primeiro encontro do projeto foi um momento importante de troca de conhecimentos entre os participantes, promovendo aprendizado mútuo e incentivando o engajamento de mais pessoas nesse movimento.
Com a visão de expandir o impacto e a abrangência da iniciativa, a coordenação do movimento já está pensando nos próximos passos e convida mais pessoas a se juntarem ao projeto, ajudando na preservação e restauração da Mata Atlântica. O Coleta de Sementes Altos da Mantiqueira é, portanto, um esforço coletivo para unir a conservação ambiental com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local.
Fonte e fotos: Divulgação/ Conservador da Mantiqueira