A cidade de Belo Horizonte se destacou pelo Sistema de Videomonitoramento Inteligente, que passou por um processo de renovação, ampliação e modernização nas câmeras utilizadas. Com isso a Rede Cidade Digital (RCD), com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), concedeu ao prefeito Fuad Noman nesta quinta-feira (13) o título de Prefeito Inovador 2025.
O reconhecimento foi recebido pelo prefeito em exercício Álvaro Damião durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento reconheceu 14 gestores que se destacaram pela implementação de estratégias tecnológicas na gestão pública e os resultados obtidos.
Atualmente, a capital conta com mais de 1.200 câmeras distribuídas por regiões estratégicas da cidade, integrando os mais de 4.500 locais monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).
Durante evento, o diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos, foi um dos palestrantes e destacou a importância de entender a tecnologia enquanto uma aliada na construção e execução de políticas públicas, como o Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente, cujo e-book com compilado de ações já executadas foi lançado em novembro, reunindo cerca de 80 projetos realizados em sinergia com o tema de cidades inteligentes.
O diretor de Infraestrutura da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP), Daniel Garcia, também esteve presente, pautando o uso da tecnologia BIM para obras públicas.
Por Sérgio Monteiro
Fonte e Fotos: Prefeitura de Belo Horizonte
