Durante reunião realizada no Rio de Janeiro, encerrada no sábado, dia 5, os ministros da Fazenda e os presidentes dos Bancos Centrais dos países que integram o Brics manifestaram oposição ao uso unilateral de tarifas que afetam o comércio internacional e desrespeitam os princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC). Embora os Estados Unidos não tenham sido mencionados diretamente, a crítica se refere claramente às políticas tarifárias implementadas pelo governo de Donald Trump desde o início do ano.
No documento ministerial publicado ao final do encontro, os representantes reforçaram o compromisso com um sistema de comércio multilateral baseado em normas, não discriminatório, justo, transparente e inclusivo, tendo a OMC como centro regulador. Eles também enfatizaram a importância de evitar disputas comerciais que possam agravar a desaceleração da economia mundial. A reunião antecedeu a Cúpula dos Líderes do Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho.
Além da declaração conjunta, foram divulgados dois textos complementares. Um deles trata da revisão das cotas do Fundo Monetário Internacional (FMI), defendendo uma atualização que reflita a expansão dos mercados emergentes e das economias em desenvolvimento. Segundo o documento, o novo cálculo das cotas deve ser simples, justo e transparente, considerando fatores como o Produto Interno Bruto medido por Paridade do Poder de Compra (PPP), e deve garantir proteção às participações dos países com menor renda.
Outro ponto destacado foi a cooperação tributária internacional, com ênfase em práticas que ampliem a transparência fiscal, combatam a evasão de impostos e coíbam fluxos ilícitos, sobretudo entre indivíduos de alto patrimônio. A declaração também aponta a COP 30, que ocorrerá em novembro em Belém, como espaço importante de diálogo. Os ministros ressaltaram a urgência de fortalecer a atuação das pastas econômicas na busca por soluções financeiras para os desafios climáticos, ambientais e tecnológicos, destacando a meta de mobilizar 1,3 trilhão em financiamento climático.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Brasil
Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional