O Ministério da Saúde inaugurou o primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Indígena, em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, no último sábado (9/8). O serviço começou a funcionar 24 horas por dia para atendimentos de urgência e emergência na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, localizado dentro da reserva indígena Aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS).
O projeto piloto atenderá cerca de 25 mil indígenas e conta com profissionais bilíngues, fluentes em português e guarani. A entrega foi realizada pelo secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, que destacou a importância da iniciativa como parte de um esforço para garantir atenção integral à população indígena, começando pela atenção primária à saúde. Segundo Tapeba, o projeto é conduzido pelo presidente Lula e pelo ministro Alexandre Padilha, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) com uma proposta inédita no país.
Com a nova ambulância, o tempo médio de espera para atendimentos será reduzido pela metade. Antes da implantação do serviço, os indígenas eram atendidos pela unidade do SAMU 192 de Dourados. O Ministério da Saúde fará um repasse anual de R$ 341 mil para o custeio do SAMU Indígena, como parte do plano de universalização do serviço até o final de 2026.
O SAMU 192 do município de Dourados (MS) já recebe um repasse federal anual de R$ 2,2 milhões, que contempla a Central de Regulação Urbana (CRU), duas Unidades de Suporte Básico (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias. Esse serviço também atende os povos indígenas em situações de urgência e emergência.
O SAMU Indígena será composto por 14 profissionais, incluindo cinco técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros e quatro condutores-socorristas. Desses, sete são indígenas fluentes em guarani. Os pacientes serão encaminhados para hospitais de referência da região, como o Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), que também conta com profissionais bilíngues.
O nome do SAMU Indígena em guarani é TEMBIAPO PY’AE OMỸI VA’E TE’YI MBA’E ETE VA’E. Cada espaço da base do serviço também recebe o nome do ambiente em guarani, reforçando o compromisso do SUS com um atendimento culturalmente adequado.
Desde o início de 2023, o Ministério da Saúde entregou 2.462 novas ambulâncias do SAMU 192 para municípios de todas as regiões do país, número seis vezes maior que o registrado entre 2019 e 2022, quando foram entregues 366 unidades. Atualmente, mais de 4,3 mil ambulâncias estão em circulação, com capacidade para atender cerca de 190 milhões de brasileiros em 4.207 municípios. A meta do Ministério é entregar mais 2,3 mil ambulâncias até 2026, sendo 1,3 mil previstas para 2025.
A criação do SAMU Indígena representa um avanço significativo na inclusão e no respeito às especificidades culturais dos povos originários, promovendo um atendimento mais humanizado e eficiente dentro do sistema público de saúde.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Ministério da Saúde
Imagem: João Risi/MS
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional