O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou o edital nº 57 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025, publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 30 de maio. O documento traz as diretrizes para a realização das avaliações teóricas e práticas dos cursos superiores, abrangendo licenciaturas, bacharelados e cursos superiores de tecnologia.
Modalidades e cronograma
O edital detalha o cronograma das quatro modalidades que serão aplicadas este ano:
- Enade para estudantes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia;
- Enade para estudantes de medicina, realizado via Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed);
- Avaliação teórica do Enade para licenciaturas, por meio da Prova Nacional Docente (PND);
- Avaliação prática do Enade para licenciaturas.
Cursos avaliados
- Licenciaturas: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português, português e espanhol, português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.
- Bacharelados: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, medicina, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.
- Cursos superiores de tecnologia: design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Datas principais das provas
- Enamed (medicina): 19 de outubro de 2025
- Enade das Licenciaturas: 26 de outubro de 2025
- Bacharelados e cursos superiores de tecnologia: 23 de novembro de 2025
Inscrições e participação externa
As instituições de ensino superior são responsáveis pelas inscrições dos estudantes. Além disso, professores e médicos interessados poderão participar da Prova Nacional Docente (PND) e do Enamed por meio de inscrições externas, com editais específicos a serem divulgados em breve pelo Inep.
Importância do Enade
O Enade é componente curricular obrigatório para os concluintes de graduação, avaliando o desempenho em conteúdos programáticos, habilidades, competências e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. Faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e contribui para a melhoria contínua da qualidade da educação superior no país.
Por Leonardo Souza
Com as informações: Agência Gov / Via MEC
Foto: Gaia Schüler/MEC
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional