O Governo de Minas Gerais anunciou nesta terça-feira (28/10), em Belo Horizonte, a oferta gratuita, pelo SUS, do teste genético para identificar mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, associados a cânceres de mama e ovário hereditários. A medida visa ampliar o diagnóstico precoce e o tratamento mais efetivo dessas doenças em mulheres com histórico familiar.
O Estado prevê a realização de 2 mil exames por ano, com investimento de R$ 9,8 milhões, incluindo o cofinanciamento de procedimentos clínicos complementares. O teste será destinado a mulheres com alto risco genético, conforme critérios definidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A previsão é que a testagem comece no início de 2026, em parceria com a UFMG, responsável também por capacitações junto aos profissionais de saúde.
Além do novo exame, foi anunciada a ampliação da mamografia pelo SUS para mulheres de 40 a 74 anos, com realização a cada dois anos, sem necessidade de prescrição médica. A ação faz parte do programa Cuidar na Hora Certa, lançado em 2024, com R$ 24,4 milhões anuais para fortalecer a rede oncológica, reduzir o tempo entre diagnóstico e tratamento e ampliar o acesso à mamografia em todo o estado.
O vice-governador Mateus Simões e o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, também divulgaram o repasse de R$ 15 milhões para o Instituto Mário Pena, a fim de converter sua unidade oncológica no Hospital Luxemburgo para atendimento 100% SUS.
Da Redação Com informações da Secretária de Saúde MG
Foto: Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
