Minas Gerais encerrou o mês de setembro de 2025 com o maior superávit da balança comercial entre os estados brasileiros, totalizando US$ 2,1 bilhões. No acumulado do ano, as exportações mineiras somaram US$ 33 bilhões, representando crescimento de 3,9% em comparação com o mesmo período de 2024.
Os principais produtos exportados pelo estado no período foram o café, com aumento de US$ 2,5 bilhões (48%), seguido pelo ouro, com alta de US$ 991,2 milhões (81,1%), e pelas ferro-ligas, que cresceram US$ 211,4 milhões (13,1%). O desempenho positivo reforça a força da pauta exportadora mineira e o papel estratégico do estado no comércio exterior brasileiro.
Além do avanço nas exportações, Minas Gerais também ampliou suas parcerias comerciais, com destaque para o crescimento das vendas para mercados como Canadá, Argentina, Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha. A atuação do estado no cenário global tem contribuído para consolidar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico.
O resultado reflete a competitividade dos produtos mineiros no mercado internacional e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à desburocratização e ao estímulo ao setor produtivo.
Da Redação
Com informações da SEDE MG
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
