O Governo de Minas Gerais foi reconhecido com dois prêmios no Gov.Digital 2025, nas categorias Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo e Valor Público de Excelência Digital, concedidos pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), durante cerimônia realizada em Brasília na quinta-feira, dia 8 de julho. O Gov.Digital é considerado o maior prêmio do país voltado à gestão pública digital.
As premiações foram resultado da iniciativa Transformação Digital da Gestão dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie-MG), desenvolvida em parceria entre a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) e as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Saúde (SES-MG). O projeto vencedor destaca o ProBPMS, solução tecnológica que tem revolucionado a gestão de serviços públicos, especialmente nos Crie, onde facilita e amplia o acesso a vacinas e imunobiológicos para pessoas com condições clínicas especiais.
Segundo Rodrigo Diniz, subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, o reconhecimento evidencia os resultados concretos da integração entre os órgãos envolvidos, proporcionando um serviço público mais simples, ágil e eficiente para os cidadãos mineiros. Augusto Zadra, superintendente de Planejamento, Controle e Qualidade da Prodemge, ressaltou o papel da companhia no fornecimento de soluções digitais robustas, escaláveis, de baixo custo e alto impacto, além do protagonismo da Seplag na formulação de políticas públicas inovadoras e centradas na população.
Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, comemorou os avanços proporcionados pelo novo fluxo digital de solicitação de imunobiológicos especiais, que trouxe mais agilidade, transparência e eficiência ao processo. O ProBPMS é desenvolvido pela Prodemge com apoio da Seplag, financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceria com a Secretaria da Casa Civil (SCC).
Além das premiações principais, o Governo de Minas conquistou o terceiro lugar na categoria Melhor Solução para Governo Aberto com o projeto Balanço Cidadão, da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG). A iniciativa apresenta as informações contábeis e fiscais do Estado por meio de histórias em quadrinhos. Fábio Amaral, subsecretário do Tesouro Estadual, destacou que o formato foi escolhido estrategicamente para oferecer uma visão ampla e acessível sobre a gestão do patrimônio público, origem e aplicação dos recursos, permitindo que o cidadão acompanhe de forma leve e descomplicada as ações do governo.
As conquistas reforçam o protagonismo de Minas Gerais na transformação digital da gestão pública, com soluções que aliam inovação, eficiência e transparência, tornando-se referência para outras administrações do país.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Secom/MG
Imagem: Prodemge / Divulgação