A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MG), apresentou o Calendário Escolar 2026 da rede pública. A proposta, inédita no estado, promove o alinhamento entre as redes estadual e municipais de ensino, reforçando uma gestão educacional integrada e estratégica.
O novo calendário foi elaborado com foco em três eixos centrais: eficiência administrativa, coerência pedagógica e melhoria do transporte escolar. A convergência das agendas visa otimizar rotas, reduzir custos e assegurar continuidade no aprendizado dos alunos em todo o estado. Uma das inovações anunciadas é o uso dos sábados letivos para ações de integração entre escola e famílias, promovendo a corresponsabilidade na aprendizagem.
Entre as principais datas estão o início do ano letivo em 4 de fevereiro, recesso entre 20 e 31 de julho, pausa na Semana do Professor entre 13 e 16 de outubro e término do período escolar em 18 de dezembro de 2026. A Resolução com as diretrizes completas será publicada nas próximas semanas, incluindo orientações para escolas indígenas, quilombolas e do campo.
A SEE/MG também lançará uma consulta pública para definir o regime de tempos escolares — bimestral ou trimestral — com participação dos profissionais da rede. O calendário simboliza o compromisso de Minas com uma educação pública moderna, inclusiva e eficaz.
Da Redação
Com informações da Secretária de Educação MG
Foto: Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
