O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ampliou em 2025 a oferta de serviços públicos, alcançando 60 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em funcionamento em Belo Horizonte e em outras regiões do estado. A expansão inclui aproximadamente 800 serviços realizados de forma totalmente digital, disponíveis nos portais oficiais e no aplicativo MG App.
O Índice de Transformação Digital dos serviços estaduais passou de 48%, em 2018, para 86% em 2025, refletindo a ampliação das etapas oferecidas on-line. A conectividade também foi fortalecida com o programa Alô, Minas!, que já beneficia mais de 150 localidades rurais e prevê a instalação de 39 antenas até 2026. No distrito de Carneiros, em São Gonçalo do Sapucaí, moradores relatam que a nova infraestrutura permitiu acesso pleno aos serviços digitais do governo.
A rede de UAIs cresceu com a inauguração da UAI Camanducaia, a 60ª unidade do estado, além de outras três unidades pelo programa UAI Compartilha e três por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Três postos provisórios estão em operação enquanto municípios aguardam a implantação de unidades definitivas. A capacidade de atendimento também foi ampliada, passando de 10 mil para 15 mil vagas diárias para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ao longo de 2025.
Os serviços digitais incluem solicitação de documentos, acompanhamento de protocolos, emissão do CRLV Digital, consulta de débitos e registro de atos empresariais. O MG App reúne mais de 200 serviços e contabiliza 7,4 milhões de instalações, registrando 1,9 milhão de agendamentos para emissão da CIN somente em 2025.
Da Redação
Com informações da Agência Minas
Foto: Seplag / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional.
