Minas Gerais, detentor da maior malha rodoviária do país, foi destaque no evento “Logística no Brasil”, realizado em Belo Horizonte, que discutiu infraestrutura de transportes e aprimoramentos para o Plano Nacional de Logística (PNL) 2050. O encontro reforçou o papel estratégico do Estado na integração nacional e no escoamento da produção brasileira.
Nos últimos anos, o Estado ampliou de uma para sete concessões rodoviárias em operação, resultado de ações entre governo, iniciativa privada e União. Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, os investimentos privados abrangem rodovias como as BRs-040, 381 e 262, impulsionando segurança e modernização dos corredores logísticos.
O Governo de Minas projeta mais de R$ 100 bilhões em investimentos para os próximos anos, com novos leilões previstos até o primeiro trimestre de 2026. Entre eles, o lote Noroeste, considerado estratégico por integrar diferentes concessões e atender a uma importante região agrícola. A criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig) fortalece a segurança jurídica e a transparência dos contratos.
O Estado também avança em modelos inovadores de parceria, como a PPP da ponte Cássia-Delfinópolis, e negocia com o Banco Mundial novos contratos de conservação da malha viária. A intenção é reforçar a manutenção e modernização contínua das estradas mineiras.
Da Redação
Com informações da Agência Minas
Foto: Sebastião Jacinto Júnior / Fiemg
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
