O curso promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, capacitou profissionais das microrregiões de São João do Paraíso e Taiobeiras para intensificar as ações de controle do Aedes aegypti. A formação foi realizada com o objetivo de reforçar as estratégias de enfrentamento das arboviroses no estado.
Segundo Ronildo Barbosa, referência técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, o primeiro módulo, realizado em 2022 e 2023, abordou a contextualização das arboviroses e fundamentos da epidemiologia para ações de campo. Já o segundo módulo aprofundou os aspectos operacionais e de gestão das atividades de controle vetorial.
Durante cinco dias de capacitação, profissionais de dez municípios participaram de aulas teóricas e práticas, com conteúdos sobre reconhecimento de território, análise de dados, gestão de processos, comunicação com equipes e população, uso de drones para identificação de criadouros e tecnologias para eliminação de focos.
Na parte prática, os participantes foram atualizados sobre o uso de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) costal e veicular, aplicados na eliminação do Aedes aegypti em ambientes internos e externos.
Com informações da Prefeitura de Montes Claros
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional