O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta quarta-feira, 29 de outubro, um webinário para orientar as redes municipais, estaduais e do Distrito Federal sobre como utilizar o Novo Plano de Ações Articuladas (Novo PAR) na formação de profissionais da educação. A videoconferência foi transmitida pelo YouTube e teve como foco a integração das estratégias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ao planejamento do Novo PAR.
Durante o evento, as equipes técnicas da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e da Capes apresentaram a articulação do Novo PAR com o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), visando alinhar as ofertas de cursos ao plano executivo das secretarias de educação. João César da Fonseca Neto, coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica do MEC, destacou que a formação de professores é parte estratégica do Novo PAR, indo além do repasse de recursos.
O webinário marcou a terceira atividade formativa promovida pela Rede Nacional de Assistência Técnica e Formação do Novo PAR (Renapar), criada para apoiar a implementação do programa em todo o país. A iniciativa visa conectar as demandas das redes de ensino às ações já existentes no MEC, com foco na coerência e efetividade das formações.
Lançado em fevereiro de 2025, o Novo PAR (2025-2028) passou por reformulação e agora busca promover justiça educacional com foco na equidade e na qualidade da educação básica. Alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE) e aos planos locais, o planejamento pretende fortalecer a colaboração entre os entes federativos e garantir ações educativas eficazes e contextualizadas.
Da Redação
Com informações do MEC
Foto: Angelo Miguel/MEC
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
