O Ministério da Educação (MEC) realiza, nesta quarta-feira (26), o pagamento da nona parcela do programa Pé-de-Meia 2025 para os estudantes nascidos nos meses de maio e junho. O benefício, no valor de R$ 200, será depositado automaticamente em contas poupança da Caixa Econômica Federal abertas em nome dos alunos.
O Pé-de-Meia é destinado aos estudantes do ensino médio da rede pública, inscritos no CadÚnico até 7 de fevereiro de 2025, com idades entre 14 e 24 anos, além de alunos da EJA entre 19 e 24 anos. Para receber o incentivo, é necessário manter frequência mínima de 80% e possuir CPF regular.
Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos, cerca de 3,2 milhões de estudantes devem receber o pagamento até 2 de dezembro.
Calendário de pagamentos
O pagamento da parcela segue um cronograma escalonado, de acordo com o mês de nascimento:
- Janeiro e fevereiro: 24 de novembro
- Março e abril: 25 de novembro
- Maio e junho: 26 de novembro
- Julho e agosto: 27 de novembro
- Setembro e outubro: 28 de novembro
- Novembro e dezembro: 2 de dezembro
Como funciona o recebimento
As parcelas são depositadas em uma conta poupança automática da Caixa.
Estudantes maiores de 18 anos: conta liberada para movimentação imediata; é possível solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia no aplicativo Caixa Tem.
Menores de idade: precisam de autorização do responsável legal no Caixa Tem ou em agência da Caixa.
É possível fazer saques nos terminais da Caixa com biometria, mesmo sem cartão.
Os estudantes podem consultar o status dos pagamentos no aplicativo Jornada do Estudante, no Caixa Tem ou no Benefícios Sociais.
Incentivos do Pé-de-Meia
O programa oferece quatro tipos de incentivos financeiros:
- Incentivo-matrícula: R$ 200 anuais
- Incentivo-frequência: nove parcelas anuais de R$ 200
- Incentivo-conclusão: até R$ 3.000 ao final de cada ano letivo concluído
- Incentivo-Enem: R$ 200 pela participação no Enem no 3º ano
Somando todos os benefícios, o estudante pode receber até R$ 9,2 mil durante o ensino médio.
Sobre o programa
Criado em 2024, o Pé-de-Meia funciona como uma poupança escolar para incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio entre jovens de baixa renda. Não é necessária inscrição: o MEC inclui automaticamente todos os estudantes que atendem aos critérios.
Para tirar dúvidas sobre o programa Pé-de-Meia, o Ministério da Saúde criou um site com perguntas e respostas. Confira aqui.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
