Entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, professores e gestores escolares deverão selecionar os livros que serão utilizados nas salas de aula do ensino médio a partir de 2026. A escolha faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que nesta edição acompanha as mudanças da nova Política Nacional de Ensino Médio.
O Ministério da Educação (MEC) realizou um webinário nesta semana para auxiliar as escolas no processo de seleção. Pela primeira vez, os livros serão organizados por coleções e adequados à nova estrutura curricular, que inclui dois blocos: um com as disciplinas obrigatórias, com até 1,8 mil horas, e outro com itinerários formativos, com no mínimo 1,2 mil horas.
As obras da categoria 1 contemplam componentes curriculares como português, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Já as da categoria 2 são voltadas a projetos integradores relacionados ao mundo do trabalho, podendo ser aplicadas tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos.
O PNLD é uma política pública do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do MEC, e garante gratuitamente livros didáticos, pedagógicos e literários às escolas públicas. Guias digitais, orientações e um formulário para dúvidas já estão disponíveis para consulta dos educadores.
Com informações: Agência Brasil
Imagem: Antônio Cruz/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional