As matrículas de crianças de zero a 3 anos em creches registraram a maior alta da série histórica, com crescimento de 3,1% em 2023 em relação aos anos anteriores (de 2019 a 2022), alcançando 41,2% de acesso em 2024, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).
Esse avanço é resultado de ações conjuntas entre programas e políticas públicas voltadas à criação de novas turmas e estabelecimentos. Em 2024, por meio do Programa de Apoio à Manutenção da Educação Infantil, foram destinados R$ 240 milhões para a criação de 35 mil vagas em creches. Entre 2023 e 2024, o número de obras concluídas aumentou 20%, passando de 223 para 269 unidades.
A expansão gerou cerca de 13,6 mil novas vagas em dois turnos, sendo 6,8 mil em período integral. Até agosto de 2025, foram concluídas 312 creches, totalizando 61.568 novas vagas, das quais 30.784 são em período integral, o que demonstra tendência de crescimento na oferta.
Pela primeira vez, a construção de creches foi incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na primeira etapa, o governo federal garantiu a construção de 1.178 novas unidades, e no segundo ciclo, foram anunciadas mais 505 creches.
A educação infantil é considerada prioridade pelo Ministério da Educação, que passou a coordenar a Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI). O MEC também atua no apoio às redes públicas de ensino para ampliar a oferta de vagas em creches.
Como forma de incentivo, o Prêmio MEC da Educação Brasileira foi lançado na segunda-feira, 11 de agosto, com o objetivo de reconhecer os municípios com maior taxa de cobertura em creches. Cinco municípios foram premiados e receberam R$ 1,5 milhão em recursos pela inclusão de suas crianças.
A iniciativa busca estimular a adoção de políticas públicas, mobilizar a comunidade educacional e contribuir para a redução das desigualdades raciais de acesso e para a permanência escolar.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência GovImagens: Ângelo Miguel/MEC
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional