A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) repassou, neste mês de fevereiro, diversos materiais apreendidos em ações de fiscalização para o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Embarcações, motosserras, caiaques e itens a serem utilizados para educação ambiental foram alguns dos objetos incorporados pelo Estado após o devido processo legal.
Os materiais foram repassados por meio da Unidade Regional de Fiscalização do Triângulo Mineiro (URFIS-TM), que realizou as ações de fiscalização em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente. Ao todo, foram doadas cinco embarcações, quatro motosserras, dois caiaques, dois motores, além de gerador de energia, motor bomba, roçadeira e furadeira.
O IEF, por sua vez, repassará os materiais ao Parque Estadual do Pau Furado, em Uberlândia, e ao Refúgio Estadual de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, em Januária, sendo este último em depósito, até a doação em definitivo, conforme preconiza a legislação estadual.
“Um fato importante de se destacar é que os bens apreendidos podem ser confiados em depósito a outros órgãos e entidades de caráter ambiental, dentre outras, até que seja concluída a sua destinação definitiva”, avaliou a chefe da Unidade Regional de Fiscalização do Triângulo Mineiro, Francely de Tillio.
Além da URFIS-TM, a Subsecretaria de Tecnologia, Administração e Finanças também intermediou a doação dos materiais, como lembrou a coordenadora de Suporte Operacional do Triângulo, Jussara Abreu.
“Essa ação originou-se de um interesse público das Unidades Regionais do IEF, com a finalidade de utilização dos materiais nas atividades desenvolvidas nas unidades de conservação, a qual foi possível a partir da gestão de materiais apreendidos realizada pela Coordenação de Suporte Operacional”, afirmou Jussara.
URFis Zona da Mata
Na Zona da Mata Mineira, iniciativa similar proporcionou a doação de sete motosserras ao IEF. Elas serão utilizadas na prevenção e combates aos incêndios florestais e na manutenção das estruturas das unidades de conservação da região.
Também foram doados metros cúbicos de madeira nativa desdobrada em pranchas e tábuas que serão utilizadas para benfeitorias nas trilhas do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, dando mais segurança aos espaços.
Outra doação foi de pacotes de carvão vegetal e madeira nativa em processo de decomposição ao viveiro de mudas da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Mata para serem usadas como produção de substrato.
Todo o material doado foi apreendido em operações realizadas pela Unidade Regional de Fiscalização na Zona da Mata.
Denúncia
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), disponibiliza diversos canais para denúncias ambientais e conta com a colaboração da sociedade para identificar e reportar práticas suspeitas ou flagrantes de irregularidades ambientais. As denúncias ou solicitações de fiscalização podem ser realizadas através do LigMinas (ligue 155 e escolha a opção 7) ou acessando este link, que oferece informações detalhadas sobre o processo e os canais disponíveis.
Fonte: ASCOM/Sisema
Foto: Divulgação/Sisema