O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, nesta segunda-feira, 5 de maio, a substituição no comando do Ministério das Mulheres, exonerando Cida Gonçalves e nomeando a assistente social Márcia Lopes para ocupar o cargo. A posse da nova ministra ocorreu no mesmo dia, pela manhã, com confirmação publicada por meio de nota oficial do Ministério das Mulheres por volta das 13h30.
Cida Gonçalves, que esteve à frente da pasta por dois anos e quatro meses, deixa o cargo após uma gestão marcada pelo apoio da primeira-dama, Janja Lula da Silva, que frequentemente acompanhava as ações da pasta e buscava ampliar sua visibilidade. A mudança na liderança já era esperada nos bastidores e representa a continuidade da gestão do Partido dos Trabalhadores (PT) à frente do ministério. Márcia Lopes tem longa trajetória no partido e ocupou o cargo de ministra do Desenvolvimento Social (MDS) em 2010, no final do segundo mandato de Lula.
A recriação do Ministério das Mulheres foi uma das medidas adotadas pelo atual governo no início do mandato, uma vez que, durante o governo de Jair Bolsonaro (2019–2022), as políticas voltadas para mulheres estavam incorporadas ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. As nomeações e exonerações referentes à mudança na pasta serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta segunda-feira
Por Eduardo Souza
Com informações: G 1
Foto: Prefeitura de Apucarana