A comunicadora e ativista climática Marcele Oliveira, de 26 anos, foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para representar os jovens brasileiros como Campeã de Juventude da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.
A seleção de Marcele se deu por meio de um edital público lançado pela Secretaria Nacional de Juventude, órgão da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a Presidência da COP30 no Brasil. Ao todo, 154 jovens se inscreveram no processo, que resultou na seleção de 24 nomes encaminhados à Presidência da conferência, de onde saiu a escolha final.
A nomeação foi anunciada nesta terça-feira, 6 de maio, em Brasília, em reunião com o presidente Lula e o ministro Márcio Macêdo. “A Campeã da Juventude vai coordenar a participação da juventude na COP30 e promover a mobilização de jovens em suas variadas concepções”, afirmou Macêdo.
Marcele, nascida em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, é formada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense e atua no ativismo climático a partir de experiências ligadas à periferia. É integrante do programa Jovens Negociadores pelo Clima e tem participação em conferências internacionais desde a COP27, no Egito. Também cofundou a coalizão “O Clima é de Mudança” e atua junto à Secretaria do Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro.
A função de Youth Climate Champion foi oficialmente criada na COP28 com o objetivo de garantir a representação e inclusão dos jovens nas decisões e negociações internacionais sobre o clima. A atuação do representante jovem busca fortalecer políticas públicas, capacitar lideranças, ampliar a voz da juventude no debate climático e impulsionar ações lideradas por esse grupo com recursos e monitoramento.
Por Graziela Matoso/ Fonte e foto: Agência Gov