Com foco no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, 3.173 profissionais selecionados pelo Programa Mais Médicos 2025 iniciaram suas atividades em 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) na quarta-feira, dia 2 de julho. Desse total, 3.065 médicos foram destinados para atuar em Equipes de Saúde da Família, enquanto 108 atenderão exclusivamente em comunidades indígenas. O processo seletivo contou com número recorde de interessados, com mais de 45 mil inscrições registradas no edital mais recente.
A definição da oferta de vagas teve como base os dados do estudo Demografia Médica 2025, realizado pelo Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo (USP) e Associação Médica Brasileira (AMB), que evidenciou disparidades regionais no número de médicos por habitante no país. O programa priorizou municípios com maiores índices de vulnerabilidade, sendo que 75,1% das vagas foram direcionadas a cidades de pequeno porte, 11,1% para municípios de médio porte e 13,8% para grandes centros urbanos.
No período entre 2 e 7 de julho, os médicos com diplomas obtidos no Brasil e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) estão sendo acolhidos nos respectivos municípios de atuação. Já os formados no exterior deverão participar, a partir de 4 de agosto, do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que os capacitará para situações de urgência, emergência e doenças prevalentes nas regiões em que atuarão. Essa preparação visa garantir uma assistência qualificada e contextualizada às diferentes realidades do território nacional.
Atualmente, o Programa Mais Médicos mantém aproximadamente 24,7 mil profissionais em atividade em cerca de 4.200 municípios brasileiros, cobrindo 94% do território nacional. A iniciativa segue como um dos principais mecanismos do governo federal para ampliar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em áreas remotas e com histórico de baixa cobertura médica.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Brasil 61
Imagem: Divulgação/CNJ
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional