O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na segunda-feira, 7 de julho, que 1.508 redes municipais e 22 redes estaduais formalizaram adesão à Prova Nacional Docente (PND), alcançando 81,48% dos estados brasileiros. A avaliação será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 26 de outubro, com o objetivo de contribuir para a seleção de professores da educação básica nas redes públicas. A lista dos municípios participantes já está disponível para consulta.
As unidades federativas que confirmaram participação são: Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. As inscrições para a prova devem ser realizadas entre os dias 14 e 25 de julho, exclusivamente pelo Sistema PND, com informações obrigatórias como CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válidos.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a PND representa uma oportunidade estratégica para a valorização do magistério e o fortalecimento das redes públicas de ensino. A prova faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil e será utilizada como mecanismo de pré-seleção para concursos e processos seletivos. As redes de ensino interessadas devem, até quinta-feira, dia 10 de julho, enviar ao MEC a regulamentação sobre o uso dos resultados da PND 2025 para ingresso de novos docentes em 2026. O processo deve ser concluído via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). A divulgação dos resultados individuais da avaliação está prevista para 10 de dezembro.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Brasil
Foto: Sumaia Vilela / Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional