Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (8) pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg e a Latam Pulse revela que 51,8% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O número representa uma oscilação de 1,9 ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Já a taxa de aprovação passou de 45,4% para 47,3% no mesmo período. Outros 0,9% dos entrevistados não souberam responder.
O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 30 de junho, por meio de questionários on-line aplicados a 2.621 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
Além da avaliação do governo, a pesquisa também sondou cenários eleitorais para o segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Lula aparece empatado tecnicamente com potenciais adversários como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Por outro lado, o petista aparece numericamente à frente de outros possíveis concorrentes, como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), além de Ratinho Jr. e Eduardo Leite, ambos do PSD.
A pesquisa reforça o cenário de polarização e incertezas que deve marcar o processo eleitoral de 2026, com Lula mantendo protagonismo no debate político nacional, mesmo diante de índices elevados de desaprovação.
Da redação – Com informações das Agências de Notícias / CNN / Poder 360
Foto: reprodução Redes Sociais
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional