Na manhã da sexta-feira, 16 de maio, a Prefeitura de Itabira, através das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, organizou o 4º Seminário de Enfrentamento às Violências Contra a Criança e ao Adolescente. O evento, que ocorreu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, integra as atividades do Maio Laranja, mês dedicado à conscientização sobre a exploração sexual e o abuso infantil. A data-chave da campanha, 18 de maio, simboliza a luta contra essa grave violação dos direitos humanos.
O seminário reuniu um amplo espectro de participantes, incluindo autoridades do poder público, profissionais da rede de proteção, educadores, estudantes e representantes da sociedade civil organizada. Também marcaram presença membros do Judiciário e da Polícia Civil de Minas Gerais. O principal objetivo do evento foi sensibilizar a população sobre a importância do enfrentamento das violências que afetam crianças e adolescentes. Além disso, buscou-se fortalecer e capacitar os agentes técnicos envolvidos no atendimento e na proteção dos jovens em situação de risco.
Durante as discussões, foram abordadas estratégias intersetoriais para prevenir, identificar e intervir em casos de violência e abuso. A troca de experiências entre os participantes evidenciou a necessidade de uma atuação conjunta e integrada para garantir um ambiente mais seguro para as crianças e adolescentes da região. O seminário não apenas destacou a importância do Maio Laranja como uma plataforma de mobilização social, mas também reafirmou o compromisso da cidade em proteger os direitos dos jovens itabiranos.
Da redação do Jornal Panorama com informações e foto da Prefeitura de Itabira
