Em nota oficial divulgada na noite desta quarta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à manifestação pública do presidente norte-americano Donald Trump, publicada em uma rede social. Lula foi enfático ao defender a soberania do Brasil, a independência das instituições nacionais e o respeito às leis brasileiras.
“O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, afirmou o presidente, ao rebater as críticas de Trump sobre decisões judiciais brasileiras e sobre a relação comercial entre os dois países.
Lula reforçou que o processo judicial contra os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado é de competência exclusiva da Justiça brasileira, e não está sujeito a ingerências externas. O presidente também destacou que a liberdade de expressão no Brasil não pode ser usada como escudo para a disseminação de discursos de ódio, fraudes ou ataques à democracia.
No que se refere à política comercial, Lula classificou como falsa a alegação de que os Estados Unidos enfrentam déficit na balança comercial com o Brasil. Segundo ele, dados oficiais do próprio governo norte-americano apontam um superávit de aproximadamente 410 bilhões de dólares em favor dos EUA nos últimos 15 anos.
O presidente alertou que qualquer medida unilateral de aumento de tarifas contra produtos brasileiros será respondida com base na nova Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril. A legislação permite ao Brasil adotar contramedidas comerciais e suspender concessões e direitos caso medidas externas afetem negativamente a competitividade nacional.
Lula encerrou a nota reforçando que a soberania, o respeito e a defesa dos interesses do povo brasileiro são os princípios que guiam a atuação internacional do Brasil.
Fonte e Foto: Agencia Gov
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional