O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, neste sábado (9), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo nota do Palácio do Planalto, o diálogo durou cerca de 40 minutos e abordou temas como as negociações em curso entre Rússia e Estados Unidos e os esforços para a paz na Ucrânia. Putin agradeceu o empenho e o interesse do Brasil no assunto, enquanto Lula reafirmou a disposição de seu governo para contribuir com soluções pacíficas, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta de Brasil e China.
Além do conflito, os dois líderes discutiram o cenário político e econômico internacional e reforçaram a cooperação no Brics. Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da cúpula do bloco realizada no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho, e foi confirmada a intenção de realizar ainda este ano a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.
A ligação ocorre em meio a movimentações diplomáticas sobre a guerra na Ucrânia. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um encontro com Putin para o dia 15 de agosto, no Alasca, para discutir uma proposta de cessar-fogo envolvendo a região de Donbass. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou a reunião por ocorrer sem a presença da Ucrânia.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Brasília
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional