“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Com o objetivo de auxiliar e reforçar as ações de coleta de lixo na zona rural de Lavras, a Administração Municipal já está instalando lixeiras ecológicas em locais de difícil acesso. A iniciativa busca proporcionar uma maior comodidade na destinação do lixo, evitando que os dejetos e resíduos sejam dispensados aleatoriamente e de forma inadequada no meio ambiente.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Adriano Garcia, as lixeiras são financiadas pelo fundo municipal de meio ambiente com a concordância do CODEMA. “O Governo Municipal foi autorizado a usar recursos do fundo para a instalação desses coletores para beneficiar tanto a população da zona rural como meio ambiente como um todo”.

Até o momento, foram instaladas nove lixeiras ecológicas e outras seis já estão na programação até o meio do ano. A atual administração vem mostrando um forte compromisso com a zona rural, investindo na melhoria das estradas e na ampliação dos serviços de saúde e educação.

Agora, com as lixeiras ecológicas isso irá solucionar o problema do descarte de resíduos sólidos na zona rural. Os coletores nas comunidades vão ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, tornando-se uma importante ação de saúde pública.

Para Antônio Rodrigues, morador do Ityrapuan, a implantação das novas lixeiras além de facilitar a vida dos moradores, vai deixar a comunidade mais bonita. “Foi muito bom pra nós essas lixeiras. Antes os cachorros espalhavam o lixo pra todo lado, sujando a comunidade. E as lixeiras de lata, apodreciam o fundo muito rápido”.

Tanto o lixo orgânico, quanto o reciclável, podem ser depositados nessas lixeiras, de forma adequada, tendo sua destinação final apropriada, promovendo a gestão organizada dos resíduos sólidos produzidos nestes locais.

Com informações e foto da Prefeitura de Lavras