Até o dia 12 de abril, técnicos da Companha Nacional de Abastecimento (Conab) realizarão um mapeamento para levantar dados da produção cafeeira a fim de mapear a safra 2024/2025. O levantamento de dados será realizado em Minas Gerais, Bahia, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro, integrando o 2º Levantamento da Safra de Café. Mais de 200 informantes, como cooperativas agrícolas, produtores, consultorias, entre outras esferas, participam do projeto.
A Conab lidera esse levantamento a fim de apurar com precisão os números que compõem o Boletim de Acompanhamento da Safra de Café, publicação feita a cada quatro meses e que detalha o desempenho do setor durante todo o ano. A companhia conta com a colaboração de órgãos estaduais e instituições no estudo do mercado, assegurando a credibilidade do levantamento. No momento, a produção do café no Brasil está na fase de enchimento, maturação e colheita.
Neste ano, espera-se que os dados reflitam a bienalidade negativa, condição que naturalmente influencia a produtividade das lavouras de café arábica. Com as informações, será possível atualizar as estimativas e planejar o setor, sem deixar de beneficiar os produtores, comerciantes e agentes da cadeia do café. O boletim completo será divulgado no dia 6 de maio.
Por Juliana Carvalho
Com informações do Centro do Comércio de Café de Minas Gerais