Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2025 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório. O prazo também se aplica às jovens do sexo feminino que completam 18 anos no mesmo ano e desejam se alistar de forma voluntária ao serviço militar feminino. O Ministério da Defesa informou que o alistamento pode ser feito online, por meio do site www.alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente, nas juntas de serviço militar (JSM) de qualquer município.
O processo de recrutamento militar, que ocorre anualmente, é dividido em cinco etapas: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. Essas etapas se repetem todos os anos e são aplicadas às Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). Desde 2003, os processos de recrutamento seguem os mesmos critérios para todas as três forças. O Ministério da Defesa ressaltou a importância do alistamento como meio de selecionar e renovar os efetivos das forças armadas, oferecendo aos jovens a chance de servir à Pátria.
No caso do serviço militar feminino, o alistamento voluntário foi anunciado em agosto do ano anterior, com a oferta de 1.465 vagas para 2025. São 155 vagas para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica. A cada ano, o governo federal pretende ampliar o número de vagas. Para participar, as mulheres devem completar 18 anos em 2025, ser nascidas em 2007 e residir em um dos municípios selecionados para o serviço. As vagas estão distribuídas em 28 municípios de 13 estados, além do Distrito Federal, com unidades militares das três forças.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional