A relação dos jovens classificados para o programa Futuro no Campo, edição 2025, já está disponível no site da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais). O programa, lançado em novembro de 2023 pelo Governo de Minas, tem como objetivo incentivar o protagonismo dos jovens e apoiar a sucessão no meio rural.
A Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), recebeu um total de 1.409 inscrições para a iniciativa, que selecionou 500 candidatos, conforme as regras do edital. “A princípio serão 500 jovens beneficiados, que foram os selecionados. Mas tem ainda uma lista de espera, que inclui todos aqueles jovens que se inscreveram e atendiam às exigências do programa. Essa lista foi feita porque a ideia da Emater-MG é buscar parcerias para poder também beneficiar esses jovens que estão na lista de espera”, explicou Luziane Oliveira, coordenadora técnica estadual da Emater-MG e gestora do programa.
Os jovens selecionados devem procurar o escritório da Emater-MG em seu município para preencher o formulário de matrícula, dando início às capacitações que terão início em fevereiro de 2025. A formação será realizada em formato híbrido (presencial e virtual) e incluirá acompanhamento técnico nas áreas agropecuárias escolhidas pelos participantes, como olericultura, fruticultura, apicultura, avicultura de postura, café e leite.
Critérios de seleção
O processo de seleção dos jovens foi conduzido de acordo com critérios detalhados no edital do programa. Para ser selecionado, o candidato precisaria comprovar vínculo com o empreendimento agrícola familiar e atender a requisitos específicos, como a entrega de documentações exigidas. A classificação dos candidatos foi determinada pela pontuação nos critérios estabelecidos, com pesos diferenciados. Em caso de empate, o critério de desempate favoreceu as candidatas do sexo feminino.
A coordenadora Luziane Oliveira destacou que a seleção respeitou o número de vagas disponíveis para cada projeto. “Os jovens que obtiveram a maior pontuação nos critérios do edital foram classificados, respeitando o número de vagas disponíveis por projeto. Em caso de empate nas pontuações, foi declarado vencedor o candidato do sexo feminino”, afirmou Luziane.
Programas e capacitações
O Futuro no Campo abrange diversos projetos específicos, entre os quais se destacam Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural (voltado para o desenvolvimento de atividades como olericultura, fruticultura, apicultura e avicultura de postura).
A adesão ao programa implica na aceitação de todas as condições estabelecidas, incluindo o compromisso de participação nas capacitações e nas ações de acompanhamento técnico. Luziane Oliveira orienta que os jovens selecionados devem procurar, em breve, o escritório da Emater-MG mais próximo de sua residência para finalizar sua matrícula. “Os jovens selecionados devem procurar o escritório da Emater-MG mais próximo de sua residência ou propriedade para preencher a ficha de matrícula e assim poder participar das ações no próximo ano”, explicou.
Futuro no Campo
A participação dos jovens no programa busca não apenas qualificar a mão de obra rural, mas também oferecer ferramentas para que eles possam assumir a liderança nas atividades agrícolas familiares, garantindo a continuidade dos negócios no campo. O projeto é uma importante ferramenta no processo de sucessão familiar e no fortalecimento da agricultura familiar, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável do meio rural mineiro.
O site da Emater-MG disponibiliza a lista dos aprovados e os que estão na lista de espera, além de informações adicionais sobre o programa e os próximos passos para efetuar a matrícula.
Com as informações da Agência Minas
Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG