O Ministério da Educação (MEC) participou, entre os dias 8 e 10 de outubro, do 3º Encontro do Grupo de Trabalho de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizado em João Pessoa, na Paraíba. O evento reuniu representantes de diversos estados para discutir o uso da tecnologia na gestão educacional e nos processos pedagógicos.
Durante o encontro, o MEC apresentou avanços da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e do programa MEC Gestão Presente, além de destacar boas práticas estaduais relacionadas à conectividade, competências digitais e sistemas de gestão escolar. O evento teve a presença do secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC, Evânio Araújo, que ressaltou a importância do diálogo com os estados para fortalecer a inserção da tecnologia na educação.
O encontro também serviu de preparação para a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática, que será realizada de 28 a 31 de outubro em todo o Brasil, com o tema “Mobilizar uma geração para a cidadania digital”. A proposta visa estimular o uso ético das tecnologias e a participação ativa de estudantes e professores no ambiente digital.
A iniciativa busca consolidar a educação midiática como elemento essencial para o desenvolvimento de competências do século 21, considerando a necessidade de formar cidadãos preparados para interagir criticamente em um mundo digitalizado.
Da Redação Com informações do MEC
Foto: Divulgação/Consed
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
