No dia 21 de janeiro, foi realizada visita técnica à obra de restauração e adaptação da Estação Ferroviária de Jeceaba, reunindo a equipe responsável pela execução e acompanhamento dos trabalhos em um dos patrimônios históricos mais simbólicos do município. A iniciativa teve como objetivo alinhar e esclarecer pontos fundamentais dos procedimentos adotados na obra, garantindo que cada etapa siga rigorosamente as boas práticas de restauro, com respeito à memória, à identidade e ao valor histórico do imóvel.
Entre os serviços técnicos realizados, destaca-se a prospecção estratigráfica, método que consiste na remoção cuidadosa das camadas de tinta para identificar e revelar a pintura original da edificação. O procedimento, considerado essencial em projetos de restauração, permite preservar a autenticidade arquitetônica e assegurar fidelidade histórica ao processo de recuperação do espaço.
Participaram da visita o secretário municipal de Cultura e Turismo, Willian Daniel Ribeiro, o engenheiro Rafael Menezes, da Montreal Construções Ltda., empresa responsável pela execução da obra, e a arquiteta restauradora Ana Luisa Coelho, da Tramela Arquitetura e Engenharia, contratada para o acompanhamento técnico e consultoria especializada em restauração e patrimônio cultural.
O projeto é viabilizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da MRS Logística S.A., execução da Montreal Construções Ltda., apoio institucional do Município de Jeceaba e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além de parceria com o Ministério da Cultura – Governo Federal. A Administração Municipal reforça que a restauração da Estação representa a valorização da história local e o fortalecimento da identidade cultural de Jeceaba.


Da redação do Jornal Panorama com informações e imagens da Prefeitura de Jeceaba
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
