Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu a região nordeste do Japão nesta sexta-feira (12/11), por volta das 11h no horário local (23h de quinta-feira, em Brasília). Em resposta ao abalo, a Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um alerta de tsunami, alertando para ondas de até 1 metro de altura.
O tremor foi sentido nas províncias de Aomori, Hokkaido e Iwate, e o Instituto de Pesquisas e Prevenção de Desastres do Japão classificou o evento com intensidade 4 na escala japonesa, que vai de 1 a 7. Até o momento, não há relatos confirmados de vítimas.
Na cidade de Sendai, província de Miyagi, autoridades determinaram evacuação preventiva de moradores que vivem próximos a rios ou áreas costeiras. Este é o segundo terremoto de grande magnitude registrado no país em menos de uma semana. Na segunda-feira (8/11), um abalo de magnitude 7,6 atingiu a mesma região, obrigando mais de 90 mil pessoas a deixarem suas casas e deixando pelo menos 33 feridos, de acordo com a NHK.
O terremoto causou danos em escolas públicas, especialmente na província de Aomori, onde sete instituições registraram janelas quebradas. No total, 139 escolas foram fechadas, e milhares de moradores enfrentam falta de energia elétrica, água e suspensão de serviços ferroviários.
As autoridades continuam monitorando a situação e reforçam a necessidade de atenção às orientações de segurança, principalmente em áreas próximas ao litoral e rios.
Com informações da Agência Brasil/ Foto: Reprodução/NHK World Japan
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
