O município de Itabira reforçou seu compromisso com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes ao realizar o workshop “Escuta Especializada e Fluxos para o Atendimento à Criança e Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência”, uma iniciativa da Escola do Servidor – Capacita.
O evento contou com a condução de Otacília Maria de Almeida Guedes Pena, assistente social, e Mayra Portilho, presidente do Conselho Tutelar, ambas representantes do Comitê Colegiado de Cuidados às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. Durante o workshop, foram discutidos temas essenciais, como a realização da escuta especializada sem causar revitimização, os fluxos corretos para o encaminhamento de casos de violência e as responsabilidades previstas na Lei Federal nº 13.431/2017 para servidores públicos.
Essa ação é uma importante contribuição do município para garantir que os profissionais de diversas áreas envolvidas no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência estejam capacitados e informados sobre os protocolos e leis que visam assegurar um atendimento digno e eficaz.
A Prefeitura de Itabira, por meio do Capacita, segue comprometida com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, promovendo capacitação contínua para os servidores municipais envolvidos na proteção e no cuidado dessa população vulnerável.
Por Graziela Matoso/ Fonte e foto: Prefeitura de Itabira