De 1º a 30 de janeiro, proprietários de 299,7 mil imóveis em Belo Horizonte quitaram duas ou mais parcelas do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2026 e garantiram desconto de 7% no valor pago. O pagamento antecipado resultou em uma arrecadação de R$ 1,06 bilhão, dentro da meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Fazenda, que previa entre R$ 1 bilhão e R$ 1,2 bilhão no primeiro mês do ano.
Os recursos arrecadados com o IPTU são incorporados ao Tesouro Municipal e destinados a investimentos em serviços e obras públicas. Segundo o diretor de Cadastro e Atenção ao Contribuinte, Carlos Miranda Monteiro, o imposto é fundamental para a manutenção e ampliação das políticas públicas.
“O valor arrecadado é muito importante para os contribuintes e moradores da cidade. Esse recurso permite que a Prefeitura de Belo Horizonte continue trabalhando em prol da população, com obras de infraestrutura e de trânsito, construção de centros de saúde e escolas, pavimentação de ruas, limpeza urbana, atuação da Guarda Civil Municipal e o pagamento de servidores como professores e médicos”, destacou.
De acordo com a Secretaria de Fazenda, em 2026 o IPTU foi lançado para cerca de 788 mil imóveis, com potencial de arrecadação total de R$ 2,38 bilhões, considerando o imposto e as taxas vinculadas. A estimativa é de que 84% dos contribuintes efetuem o pagamento até o fim de dezembro.
Quem não optou pelo pagamento antecipado com desconto deve emitir a guia no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O imposto pode ser quitado em até 11 parcelas mensais e consecutivas, com início em fevereiro e vencimento todo dia 15.
Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Divulgação/ PBH
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
