O Governo Federal formalizou o contrato de concessão da Malha Sudeste, que prevê R$ 3,8 bilhões em investimentos voltados à modernização ferroviária. A assinatura ocorreu no Tribunal de Contas da União (TCU) e envolve o Ministério dos Transportes, a ANTT, a ANTF e a concessionária MRS Logística. A medida inclui ações em municípios que necessitam de melhorias para reduzir conflitos entre ferrovia e tráfego urbano, entre eles Ibirité, em Minas Gerais.
O acordo decorre de solução consensual aprovada pelo TCU, garantindo segurança jurídica e estabilidade regulatória ao projeto. A repactuação acrescenta cerca de R$ 2,8 bilhões em outorga, que será paga pela concessionária, contribuindo para o reequilíbrio contratual e para a execução do plano de investimentos ao longo da malha ferroviária.
A Malha Sudeste é utilizada no transporte de cargas de grande volume, como minério de ferro, produtos siderúrgicos e agrícolas, conectando regiões produtivas aos portos de Santos (SP) e Itaguaí (RJ). Segundo o Ministério dos Transportes, as intervenções previstas buscam melhorar a segurança em áreas urbanas próximas à ferrovia.
Os investimentos contemplam municípios como Barra Mansa (RJ), Barra do Piraí (RJ) e Ibirité, com foco em reduzir riscos, reorganizar o tráfego, aprimorar a circulação e reforçar a infraestrutura regional.
Da Redação
Com informações do Ministério dos Transportes
Foto: Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
